terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Granada M67


Ficha Técnica:
Tipo: Granada de mão
País de origem: EUA 
Tempo de serviço: atualmente em serviço
Usuários: EUA, Canadá e outros
Peso: 400g
Comprimento: 88 mm
Diâmetro: 64 mm
Carga explosiva: Composição B
Peso da carga: 180g
Mecanismo de detonação: fusível de atraso Pirotécnico M213 de 4 seg
Granada M67

A granada M67 é uma granada de mão de fragmentação usada pelas Forças Militares dos Estados Unidos e Canadá, onde é chamado de C13. A M67 é uma substituta para a granada M61 usada durante o Vietnã e as granadas mais velhas Mk 2 "pineapple" (abacaxi), usadas desde a Segunda Guerra Mundial.

A Granada M67 tem um corpo de aço esférico que contém 6,5 onças de explosivo Composição B. O fusível M213 é projetado especificamente para uso com a granada de fragmentação M67. A granada M67 pesa 14 onças no total e tem um clip de segurança para facilitar o manuseio.
A M67 pode ser jogado a cerca de 30 a 35 metros por um soldado médio masculino. Tem um fusível de 4,0 - 5,5 segundos que aciona explosivos embalados dentro de um corpo redondo. Fragmentos de aço (para não ser confundido com estilhaços) são fornecidos pelo corpo da granada e produz vítimas num raio de 15 metros, com um raio de letalidade de 5 metros, embora alguns fragmentos possam se dispersar a até 250 metros. A sua eficácia não está apenas no seu raio de explosão, que é de aproximadamente 45 pés (13,7m), porque seus fragmentos voam muito mais longe. 


Primeiro o usuário adota a "posição de arremesso," pés afastados com a granada segurada diretamente na área do abdômen do usuário. Segundo, o usuário remove o clip de segurança da granada. Terceiro, o usuário coloca o dedo indicador não-dominante no pino da granada, mantendo uma firme compressão sobre o corpo da granadas e da alavanca de segurança (também referida como uma colher) com a mão dominante para quando o usuário for puxar o pino, a alavanca não automaticamente voar e acionar o pavio. Como medida de segurança adicional, o pino de uma granada é dobrado de modo que impeça a remoção acidental. Quando o pino é puxado, o usuário deve puxar forte o suficiente para endireitar o pino enquanto sai. O pino é pequeno e feito de um metal relativamente macio, tornando-o um pouco fácil de remover. Canhotos seguram a granada de cabeça para baixo na mão esquerda.


Quarto, o usuário puxa firmemente a granada longe do pino, assegura-se que a alavanca ainda está intacta, e lança a granada em direção ao alvo. Ele também pode deixar a segurança de lado, antes de jogar, e "cozinhar" a granada por alguns segundos, a fim de garantir que o inimigo não tenha tempo de jogá-la de volta antes da detonação. No entanto, "cozinhar" uma granada não é recomendado, pois as variações na duração do atraso do detonador pode fazer com que a granada exploda perto demais do usuário. Quando a granada é lançada, jogada ou cai, a alavanca de segurança (que está sob tensão da mola, mas foi segurada primeiro pelo pino, em seguida, pela palma da mão do usuário) sai voando. Essa ação libera um pino de disparo de mola que se encaixa sobre uma espoleta de percussão, acende o pavio de atraso de tempo que é seguido de alguns segundos mais tarde pela detonação. O usuário se protege da explosão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário